24 novembro 2009

Nozes!


O único trabalho que têm é abrir o saco em que vêm acondicionadas. Se tiverem sido ensacadas na zona Oeste a tarefa não é fácil. Só um bom Saloio sabe dar um nó cego assim!

Já abri-las não dá trabalho. O prazer nunca se mede pelo trabalho que alguma coisa nos dá.

No meu caso foi um bom jantar, mas a verdade é que, substituindo nutricionalmente um bife, são boas para qualquer refeição.

14 novembro 2009

Sem espinhas!


Ingredientes:
Uma lata de atum Tenório
Uma embalagem de salada pré-lavada


Preparação:
Abra a lata de atum e escorra o azeite
Abra a embalagem de salada e deite numa taça

Distribua artisticamente o atum em pequenas lascas por cima da salada.

Sirva com garfo e faca, televisão desligada, uma boa companhia sonora e MUITAS velas acesas.

08 novembro 2009

Porque hoje é dia dela... Bolo de Chocolate à Chuva

Eu sei que há poucas horas tinha dito que tão depressa não era. E não foi. Porque esta receita já estava cozinhada, há muito tempo. Aliás há muito tempo que não cozinhava e de lá até cá não voltei a cometer esse crime. Mas hoje chove. E apeteceu-me. Porque sim.





Nota prévia:

Esta receita destina-se apenas a dois tipos de pessoas: as que não têm tempo nem paciência para cozinhar e as que, tendo tempo e paciência para o fazer, preferem fazer bom uso dessas preciosas ferramentas com outras coisas, nomeadamente, estimulando a imaginação ou a atenção aos detalhes.


Ingredientes:
1 forma de bolo, de preferência em material de implante, que dispensa manteiga para untar e farinha para polvilhar.
1 pacote de bolo de chocolate pré-preparado (de preferência Pingo Doce, que é de cacau magro)
1 pacote de M&M´s (que para magro já basta o bolo e não é preciso exagerar)
1 tesoura
1 forma de corte
Chuva (muita)

Comece por abrir o pacote de M&Ms (de preferência dos grandes), primeiro para se certificar se vêm de todas as cores e segundo para provar a qualidade de cada uma delas. Depois, pegue na tesoura e abra a embalagem do bolo pré-preparado, já que esta marca não tem sistema de abertura fácil. Logo em seguida, como diria a minha tia alentejana jogue na forma e cubra com os M&Ms.

Sugestão da Chef: coma os castanhos, que assim como assim não se vão ver no bolo.
Para a cozedura, siga as instruções da embalagem.

Para o ambiente, não deixe de reciclar as respectivas no ecoponto amarelo.
Depois de arrefecido e desenformado, use mais uma vez a imaginação e pense numa forma original para o servir. Recorte-o, em vez de cortar. Como? Com o penúltimo ingrediente - que poderá ter a forma que quiser - recorte o bolo em tantas peças quanto possível. As sobras coma às escondidas, antes de passar à sala.
Serve-se só ou acompanhado, dependendo do numero de calorias que queira engordar. Se for acompanhado, pense na hipótese de uma bola de gelado de baunilha, que vai ver que vem mesmo a calhar.
E depois?
Depois é rezar a S. Pedro por um magnifico dia de chuva (como o de hoje!!!) porque, convenhamos, um bolo de chocolate, à chuva sabe bem melhor!

Nem pensem que é tão depressa

Isto foi só fruto de um momento de insónia matinal - ou melhor, já não suportava mais os ossos no colchão e tinha um enjoo daqueles!
A minha relação com a cozinha anda há demasiado tempo de costas voltadas para ter grandes ilusões acerca do alimento deste espaço. Mas acordei com vontade de brincar com a cor e, à falta de pinceis, foi o melhor que se arranjou.
Fica a ideia, mais um lugar de mim e a esperança de, de vez em quando, em tardes de chuva, aqui vir deixar um ou outro bolinho.
Mas, sintam-se em casa e façam o favor de esperar sentados!